sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Plano de viagem - 01/10/2010 à 22/11/2010

Viajar de bicicleta não é fácil, e dois mil quilômetros é pra tirar o fôlego de qualquer um. Até os maiores apreciadores de cicloturismo hão de concordar que é uma jornada difícil e um tanto perigosa. O destino é Recife, a capital nacional da violência, ainda faz passagem pelo Rio de Janeiro, que infelizmente ostenta uma criminalidade muito elevada. Muitos são os trechos sem qualquer sinal de celular e vários outros, sem nenhuma população.

Durante o planejamento deste primeiro esboço, busquei evitar a capital do Rio de Janeiro. Também busquei apenas trilhas e estradas vicinais por serem mais adequadas a velocidade média que pretendo cumprir ao longo de 6 a 8hs por dia. Infelizmente alguns trechos parecem não ter qualquer população, sendo necessários trechos longos como 100km em alguns casos, além de 3 passagens por balsa.

Minhas principais passagens serão: Campinas/SP, Monte Verde/MG, Angra dos Reis/RJ, Vila Velha/ES, Salvador/BA, Aracaju/SE, Maceió/AL e finalmente Recife/PE. Estes lugares foram escolhidos pelo rumo ao litoral e pela linha quase reta em direção a Recife.

Logo pretendo publicar as coordenadas das cidades que irei passar quando tiver mais certeza sobre a infraestrutura de cada uma (cobertura de celular, áreas desertas, regiões hostis, pousadas etc). Isso pra mim será especialmente importante, pois estarei TRABALHANDO ao longo do trajeto, durante o período noturno. Como meu trabalho acontece principalmente através da internet, será muito importante haver formas de me conectar ocasionalmente.

Outra notícia digna de nota é que comecei meu programa de treinamento ontem. Minha estreia foi desastrosa, exigindo que eu deitasse por quase desmaiar com 1,8km de exercícios leves. Nestas horas eu lembro o quão importante é evitarmos o sedentarismo. Mas não me importo com o esforço, pois parece que os ventos estão me ajudando.

Hoje o dia foi mais produtivo. Eu dobrei a distância e o tempo que fiz ontem, pedalando por uma hora. Minha intenção é manter amanhã o mesmo período de 1h de treinamento e elevando a velocidade média. Estarei pronto para partir no dia 1o de Outubro.

2 comentários:

  1. Hi,

    Nice post it is!

    cheap airline tickets - Find cheap flights and exclusive cheap airfare flight deals. Book cheap airline tickets, discount air tickets, cheap plane tickets and airfare. Save big by booking cheap tickets on Globester!

    ResponderExcluir
  2. Veja só, Vc. querendo ir de bicicleta e o sujeito ai te mandando passagens de avião... já estão te boicotando no segundo dia de treinamentos...rs

    Em tempo, vai com calma nestes primeiros dias, começar um programa de treinamentos depois de tanto tempo sedentário requer um começo bem comedido...boa sorte no treinamento

    PS 2 >> acho que o lula já viu o seu Blog e está tentando te ajudar para ver se consegue mais uns votos para a candidata dele.

    ResponderExcluir