quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Chegando em Pernambuco

A saída da Ilha da Crôa se deu pelo meu lugar preferido - a beira do mar. Tanto é o caminho mais curto quanto o mais bonito e mais prazeroso. Nesta região em especial pude ver cenários incomuns, tal como um bar num lugar de acesso extremamente difícil, no meio do nada. O mais curioso era que estavam com clientela, que vieram de carro pela areia da praia.

Adiante pude ver outra cena bizarra - um veículo vindo a tona na praia, fazendo gracinhas, começou a "saltar" nas ondulações da areia cada vez mais alto, até que bateu de frente com uma pedra. Um pedaço do farol e do parachoque ficaram no caminho e ele imediatamente reduziu a velocidade e seguiu de mansinho dali em diante.

Mais a frente ainda, um pequeno iate com umas 40 pessoas passeando por outro ponto deserto da praia. Estava achando muito agitado estes trechos "desertos". O maior presente veio adiante: formações ímpares na areia. O rastro de veículos parava ali, pois daquele trecho em diante era intransponível, exceto para que estivesse a pé ou de bicicleta! De início achei que se tratava de formações rochosas, pois eram extremamente rígidas. Com o caminhar pude identificar melhor.

Estas formações nada mais são que areia! Estavam extremamente endurecidas, mas em alguns poucos pontos era possível encontrar trechos menos rígidos. Foi um cenário único! Cada passo que dava via milhares de pequenos bichinhos correndo para todos os lados. Cada poça d'agua guardava uma supresa diferente, como peixes ou alguns crustáceos. Não era incomum encontrar um carangueijo passeando por lá. Além disso, tapetes sem fim de algas cobriam alguns pontos. Também haviam algumas árvores no meio do caminho.

Apesar da beleza do caminho, torcia para que logo terminasse. Transpor este trecho era muito penoso. Enfim, não muito depois, de volta as longas prais.

Segui até o final da linha, na foz de outro rio. Como da vez anterior, precisava localizar algum ponto de passagem (se houvesse). Não muito distante, vários barcos pescando que poderiam me auxiliar na travessia. Conforme margeei o rio, milhares de pequenos caranguejos correndo para todos os lados. Foi uma visão bem interessante.
Saulo
 

A travessia foi tranquila e me custou um real. De lá, mais um pouco de pedal, desta vez na estrada paralela a orla. Logo no início da estrada encontrei um jovem chamado Saulo, que me acompanhou por alguns trechos. Conversamos ao longo de caminho e ele me ofereceu um litro de suco que estava com ele. Parei no mercadinho de sua mãe e ficamos conversando enquanto matava a sede. Expliquei toda a história até acabar com a última gota da caixinha. De lá seguimos juntos os próximos 10km. Parece que acompanhado a pedalada rende muito mais.

Nos despedimos e fui em frente, adminirando cada vista que a natureza me apresentava no caminho. Que região linda!

Meu descanso foi em Maragogi/AL, praticamente a última cidade de Alagoas. Fiquei numa pousada ainda em fase de acabamento, com uma especial fartura nas refeições. Noite agitada, despertar no raiar do dia. Estou ansioso pelo fim da viagem e não quero perder tempo.

Pela manhã vários cumprimentos dos transeuntes, mas um rendimento um tanto lento. Pela hora do almoço avisto a divisa do estado.



4 comentários:

  1. Parabéns Gustavo, estou orgulhoso por você.
    Força nessa reta final.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. vou acompanhar o Gustavo na chegada a Recife amanhã... a faixa "IGUALDADE PARENTAL" já está feita... amanhã eu entrego a quem é de direito... hahahaha!!! acompanhem notícias pelo meu twitter (@enioPAiPA) ou pelo meu blog www.originalPAiPAstyle.blogspot.com

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Fala Gustavo!!!

    Estou acompanhando o blog todo dia, sempre tem uma janela do navegador com o site aberto! Parabéns por ter conseguido chegar até Pernambuco!!!!

    Gostei bastante de ver as reportagens na TV em que você apareceu. E tem mais pra vir ainda, pelo visto. A revista da Abril e o Gazeta de Alagoas. É isso aí, está conseguindo divulgar seu protesto!

    Abração,
    Bauermann

    ResponderExcluir
  4. será q vc não podia dá uma esticadinha em Natal?????faço questão de te mostrar as parias daqui, vc vai adorar!!!!se quiser ficar em minha casa vc q sabe!!!!!

    ResponderExcluir