sábado, 13 de novembro de 2010

Fim da viagem

Entrar em Pernambuco foi tranquilo. Com a ansiedade por findar a viagem, segui sem muitas paradas rumo a próxima parada. Tive apenas o contratempo de duas trocas de pneu, graças a uma câmara furada trocada por outra já furada que eu havia guardado.

Porto de Galinhas
A parada foi em Sirinhaém, numa pequena pousada no centro da cidade. Com a proximidade do destino final, entrei em contato com um amigo que acompanha a lista desde o início, o Enio, que é ciclista em Recife. Ele ficou de me ajudar na confecção de uma faixa para exibir no fórum, bem como acompanhar-me até lá.

De Sirinhaém havia muito tempo livre para a chegada em Recife, programada para o próximo dia. Para ocupar o tempo fiz um pequeno desvio para Porto de Galinhas, uns 40km de desvio no meu percurso. Chegando lá dei um pequeno passeio na cidade, tomei um caldinho de feijão e segui viagem.

Durante o trajeto resolvi cortar caminho pelos canaviais, o que foi uma péssima idéia. A quantidade de moscas ali era medonha! Além disso, havia uma ponte quebrada no caminho que me fez voltar praticamente todo o caminho. Meu percurso total no dia foi de 96km, parando dentro da região metropolitana de Recife.
Ponte quebrada

Uma vez lá, tive a agradável surpresa de que o Enio iria se encontrar comigo por lá, o que aconteceu mais tarde. Tivemos uma boa conversa, falamos sobre a viagem e planejamos o dia seguinte. Logo pelas 09h00 ele batia na porta da pousada para fazermos o último trecho do percurso.
Seguimos com ele liderando até uma praça em Boa Viagem, já dentro de Recife. Foi nosso primeiro ponto de parada, onde encontramos o pessoal da TV Tribuna - Rede Record. Tivemos uma longa conversa com a equipe e gastamos 1h30 fazendo a matéria. De lá, partimos para o último momento do trajeto - a chegada ao fórum Joana Bezerra.

Tive muita satisfação em finalmente chegar ao fim da linha. Demos a volta no fórum e tiramos várias fotos, além de darmos duas entrevistas aos principais jornais da cidade - Diário de Pernambuco e Folha de Pernambuco.
Chegada no fórum

A matéria na televisão já foi publicada, mas não consegui ter acesso a uma gravação para coloca-la no blog. Tentarei na própria emissora amanhã. Amanhã também haverá a publicação dos jornais, que tentarei escanea-los e publica-los.

Agradeço ao apoio e carinho de todos. Os muitos que me ofereceram carona pra voltar, caso não conseguisse (e foram realmente muitos!), as pessoas que me foram gentis no caminho, as que me socorreram nas horas de maior necessidade. O pessoal do "Pais por Justiça" e da "PariciPais" exerceram funções importantíssimas em toda esta jornada. A viagem, além do protesto, foi uma verdadeira lição de vida. Aprendi o que é ter que mendigar, passar fome e sede, o que é ter medo, o que é arriscar a própria vida, de sentir o lado bom e ruim da completa solidão. Tive muitas decepções e muitos momentos de alegria, mas o principal, tenho uma demonstração para meu filho de que me importo com ele. Caso ele não venha a conhecer o pai pelos próximos anos, saberá que estou presente ao lado dele, de corpo e alma, e que terá sempre meu amor.

A parte fácil da jornada está concluída. Agora vem a parte difícil. Terei a nova audiência de conciliação no dia 17 e de lá saberei quais as próximas medidas a tomar. Espero que desta vez me permitam reestabelecer o vínculo com meu filho.
Também recomeço minha vida em Recife. Graças a generosidade da família do Enio, me conseguiram dois dias de pousada por aqui. Terei que aproveitar os próximos dias para levantar uma fonte de renda por aqui e conseguir um lugar mais definitivo pra ficar.

Obrigado a todos que partilharam estes dias de viagem. Convido-os agora a partilhar da luta pelo meu filho, pois esta batalha está somente no início.

4 comentários:

  1. Isso aí PAiPA!!! Parabéns mais uma vez, você merece! Depois te mando as fotos, pois quando cheguei ontem, tomei banho, comi e APAGUEI... hahahaha!!!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Gustavo, estou torcendo por vc, muito boa sorte a partir de agora, com certeza vc vai precisar.
    Abraços e felicidade em sua nova cidade!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Gu,


    Sabia que Você iria conseguir! Foi emocionante acompanhar sua saga, nem de perto as emoções que Você passou, creio que essa jornada mudou sua vida.

    Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Gustavo. Espero que a genitora capitule imediatamente do seguestro da criança! Tudo de bom para seu filho!

    ResponderExcluir