quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Rio - Adeus e Saudades

Certamente deve existir uma linha divisória demarcando o Rio de Janeiro antes e depois de Três Rios. Só pode ser esta a explicação para tamanho contraste entre ambas regiões. O último Funk que ouvi foi em Pinheiral e a última grosseria por causa da bicicleta em um posto pouco antes de Vassouras. Saindo da cidade, não pude acreditar no Rio de Janeiro que aparecia ante meus olhos! Um lugar fabuloso e encantador, com pessoas amáveis, ciclovias e outras coisas que, apressadamente, julguei não existirem por aqui!

Acostamento na BR-393
Três Rios foi a primeira da série de agradáveis surpresas. Conhecer um ciclista na cidade, encontrar pessoas receptivas, colocar a bicicleta no quarto, tudo isso me deixou realizado. As cidadelas no caminho, uma mais bela que a outra. Minha única crítica em todo o trajeto foi o excesso de caminhões no caminho, mas também não dá pra querer que tudo seja perfeito.

A rodovia que passei, a BR-393, é privatizada. Todo o trecho norte dela possui acostamento e infraestrutura, com direito até pontos de parada para completar a caramanhola. Agradeço em especial o pessoal da SAU 2 e SAU 1 pela atenção que tiveram comigo e me acompanharam no trajeto após Três Rios.

Éder Monteiro e um de seus filhos
Logo após, na mesma rodovia, tive o agradável encontro com o ciclista Éder Monteiro. Ele me acenou assim que avistou a bicicleta e me ofereceu abrigo em sua casa em Além Paraíba. Tive uma explêndida noite, com boa conversa, jantar e um bom lugar pra dormir. Ainda recebi várias dicas e uma pequena revisada na bicicleta. Aproveitei o tanque da casa dele e fiz o que foi possível para lavar minhas roupas. Como minha mão ainda dói, fiz isso com muita dificuldade, mas valeu a pena ter roupas limpas.

Além Paraíba faz parte de Minas Gerais. A divisa entre Rio e Minas é feita pelo Rio Paraíba, que me acompanhou por todo o trajeto. Após um belo café da manhã, mais uma vez segui jornada.

Praça em Estrela D'alva/MG
O dia foi bem produtivo, apesar da pista não ter mais acostamento a partir deste ponto. Aliás, a rodovia vira um verdadeiro canteiro de obras ao longo de todo o resto do trajeto. Passei por Volta Grande, Estrela D'alva e Pirapetinga. Estrela D'alva em especial mereceu momentos a mais de descanso na praça da prefeitura. Cidadezinha muito aconchegante e bem cuidada, é um convite ao visitante.

Já em Pirapetinga pude dar meu segundo adeus a Minas Gerais, pois cruzaria novamente o Rio Paraíba rumo ao trecho final do Rio de Janeiro. Já haviam placas apontando para Vitória/ES, apenas mais 336km. Vale ressaltar que os caminhões não davam descanso e passavam seguidamente pela cidade.

O percurso final do dia foi para Santo Antônio de Pádua. Trajeto tranquilo, com vários vilarejos oferendo sua hospitalidade. Algumas, além de hospidalidade, também ofereciam generosidade. Foi o caso de um, cujo nome desconheço. Numa destas barraquinhas que oferecem água de coco, perguntei a distância para Santo Antônio. Me informaram uns 20km, mas que eu não deveria ir sem me hidratar. O morador simplesmente sacou o dinheiro e comprou pra mim. Não foram os dois reais que fizeram qualquer diferença, mas o gesto inesperado e sincero. Me senti obrigado a ficar e conversar um pouco. Depois que expliquei a situação do meu filho, recebi palavras de apoio e ainda me pediu para procurar o restaurante de um amigo dele para jantar de graça. Ele também me ofereceu abrigo na casa dele. Agradeci ambos os convites, mas precisava seguir viagem. Tenho que chegar a Recife antes do dia 17/11, e não posso dispensar horas de trajeto.

Entrada de Santo Antônio de Pádua
Santo Antônio de Pádua me foi uma deliciosa surpresa. A cidade é realmente fantástica e recebe o visitante com belíssimas luzes e esculturas. O lugar é pequeno e o povo acolhedor, um lugar realmente amável. Aproveitei a bela noite para caminhar pela cidade e curtir um farto jantar. Valeu cada momento.

Logo pela manhã parti rumo ao meu último destino no estado do Rio: Bom Jesus do Itabapoana. Foi a maior distância que já fiz num único dia - 77km. Sempre repeti que meu físico nunca foi dos melhores e que os preparativos foram breves. No entanto, semana após semana pedalando vem me dando a resistência necessária para distâncias maiores. Hoje pude perceber que faria uma distância maior ainda sem fadigar.

Conforme prosseguia a estrada, as belezas vinham aumentando. Gostaria de poder publicar todas as fotos que tirei, mas o blog é pequeno demais pra isso.

Todo o caminho foi ameno, com poucas subidas pesadas. O dia passou rápido e de forma gostosa. Esta será minha última noite no Rio, uma terra de belezas e contrastes. Encontrei violência e sujeira, mas também encontrei paz e beleza. É uma terra que vale a pena conhecer e, na minha opinião, especialmente a região norte, onde o povo parece ser genuinamente acolhedor.

Praça em Bom Jesus
Estar aqui foi uma experiência única. Agora vou descansar uma boa noite de sono para uma nova etapa da jornada, desta vez no Espírito Santo.


3 comentários:

  1. Ola Gustavo, por pouco não nos encontramos em Além Paraíba, estava lá nos dias 5 e 6, essa semana mesmo, sai de Além Paraíba as 19:00 do dia 6. Fico feliz por sua jornada estar sempre caminhando para o sucesso. Felicidades, e muita boa sorte no caminho se segue.

    ResponderExcluir
  2. Oláá tudo bom? meu nome é murilo, voce parou na minha loja hoje, dia 09/10/2010 para comprar uma caixa de barras de cereais. em um breve papo, vc me contou sua história e me passou seu site, achei interessante, acessei e cá estou eu. quero desejar boa sorte e que de tudo cetto em sua caminhada. comentei de voce em meu twitter, se tiver, acesse: www.twitter.com/murilowf ou se puder, mais pra frente, me mande um e-mail me falando o resultado desse seu trajeto. murilowf@hotmail.com tuudo de bom e parabens por sua coragem e força de vontade. espero que lembre de mim. um abraço, Murilo Wandermurem

    ResponderExcluir
  3. Gustavo, muita sorte !! Estou torcendo muito por voce!!
    Adriana Andrade

    ResponderExcluir