sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Um pouco de companhia

Ciclovia de Guarapari
Após um café da manhã extremamente politizado com os usuários da pousada, peguei estrada. Minha intenção era a de sair bem cedo, mas o papo estava tão bom que fui sair mais de 10h00. O percurso foi bem tranquilo, com pouco trânsito, bom rendimento e sempre acompanhado de um belo cenário e de uma excelente receptividade dos moradores.

A grande maioria dos trechos tinham acostamento e ciclovia. Todo o litoral sul do Espírito Santo é muito bem estruturado para o ciclista.

Pedalei um total de 100km até chegar a ponte 3 em Vitória, onde não é possível atravessar de bicicleta. Por sorte, tenho parentes em Vitória que me ajudaram neste problema e me ofereceram um período de descanso junto a eles.

Não é mais o cansaço ou a distância que me desafiam. Minha maior dificuldade é, sem dúvida, a solidão. Durante minha estada em Vitória, pude partilhar 2 ótimos dias com alguns membros da minha familia afastados pela vida por longos anos.

Celebramos este reencontro, mas para mim com muita dor. A alegria de meus primos com seus pequenos me fez inveja-los pelos momentos que não tive com o meu próprio. De qualquer maneira a felicidades deles contagiou a todos.

Outro acontecimento importante foi que a TV Gazeta, afiliada rede Globo de Vitória, fez uma pequena reportagem comigo.



2º BP Rod de Coqueiral de Aracruz
Apesar de curta, esta pequena reportagem teve um impacto maior do que eu podia imaginar. No dia seguinte comecei a ser cumprimentado na rua, na praia, nas paradas.... enfim, tive meus 15 minutos de fama. Em todos os lugares que estive, nas regiões praianas de Serra, Aracruz e Linhares, pude ter muita companhia e bate-papo.

Meu ponto de parada foi em Vila do Riacho. Fui procurar uma pousada pela cidade, mas a única existente estava completamente lotada! A solução foi pedir autorização para montar uma barraca em frente ao batalhão de polícia da cidade, o que gentilmente permitira e com direito a um cafézinho. Foram muito gentis e atenciosos comigo e tive uma ótima noite.

BPM de Vila do Riacho
Logo cedo, as 06h00, segui viagem. Peguei uma trilha mais ou menos na direção do GPS, mas logo ambos divergiam. Segui mesmo assim e acabei chegando ao meu destino, em Regência. O lugar é uma pequena vila onde serve de ponto de encontro de surfistas e apreciadores de alguns tipos de erva.

Meu obstáculo na cidade foi encontrar alguém para me levar através do Rio Doce, o que acabei encontrando. Ele quis "os olhos da cara", e acabei ficando sem opção e aceitando. O outro lado da travessia é um lugar maravilhosos! Minha dificuldade foi atravessar o mar de areia, pois não havia estradas e minha bicicleta afundava na areia fofa.

Atravessei a vila da Povoação e depois prossegui em direção a UTGC da Petrobrás. Aliás, parecia que este lado inteiro de ES pertencia a esta corporação, pois não havia momento que não avistava uma construção deles por ali.

Pontal do Ipiranga
Descansei em Pontal do Ipiranga, onde acabei ficando numa espelunca e me cobraram muito caro, além de me fazerem pagar adiantado e não ter direito ao café da manhã. Foi uma péssima noite.

Pela manhã, 05h30, segui viagem. Não conseguia dormir e não via a hora de sair de lá.

3 comentários:

  1. Grandes Gustavo, seu amigo aqui esta acompanhando tudo hein!!! Queria ver esta suas fotos em tamanho maior, cria um álbum no picasa por exemplo e vai mandando pra lá, por ordem cronológica, nem precisa descrever muito. Apenas sugestão. Mas o blog esta maravilhoso, e sua escrita é ótima, parabéns, da gosto de ler. E a reportagem!!! Já baixei e coloquei no meu youtube.
    Força my friend, estamos com você, até mais.

    ResponderExcluir
  2. Gustavo, Parabens cara, voce esta superando os seus limites, gostei da materia, em poucas palavras voce falou tudo.
    Continue assim.

    E que Deus continue te acompanhado.

    Um forte abraço

    Luis Ornelas

    ResponderExcluir
  3. É isso aí, amigo! Toda criança tem direito ao pai que deseja vê-la e criá-la!!!

    ResponderExcluir