domingo, 31 de outubro de 2010

Adeus Bahia

Valença/BA
Meu dia começou bem cedo em Camamu. Tão logo tomei meu café, arrumei as coisas e fui embora. Pela estrada, pouca dificuldade e muitas pequenas vilas. Não me faltou água nem pontos de parada, o que tornou este dia particularmente tranquilo. Transpus Igrapiúna, Ituberá, Nilo Peçanha, Taperoá até alcançar Valença, onde pude repousar em uma pousada bem barata, mas muito boa.

Mais um dia, mais uma pedalada em ritmo forte. Queria logo chegar em Salvador e dar uma descansada. Desta vez não haviam tantos locais pelo caminho, passando unicamente pela cidade de Nazaré. Aliás, este dia foi bem cansativo, apenas sendo empurrado pela nuvens que davam sinal de uma forte chuva. Conforme a pedalada prosseguia, mais ventos e trovões e mais rápido avançava até a próxima localidade, mas não rápido suficiente. A chuva me alcansou e estava realmente forte. Meus últimos 15km de pedalada foram debaixo de água e muitos ventos até que cheguei em um pequeno vilarejo chamado Vera Cruz. Fui muito bem recebido no lugar com um bom jantar e uma boa cama.

Salvador/BA
Acordei com um ânimo renovado, tanto por causa do bom tempo quanto pelo destino. Finalmente chegaria a Salvador! Saí cedo, como de costume, e rumei ao porto. Não tardou a cumprir os 20km restantes para pegar a balsa e atravessar a baia de todos os anjos. Foi uma travessia longa e a chegada bem complicada. 

Como toda metrópole, tive que enfrentar um trânsito caótico, longas distâncias e me perder pelas ruas. Como já era início da tarde e não iria muito longe, resolvi tirar o resto do dia pra mim e continuar no dia seguinte. Fui rumo ao Pelourinho para tirar algumas fotos e conhecer os pontos principais. Tirei várias fotos e segui rumo ao Shopping Salvador, que ficava rumo a saída da cidade. Me avisaram que na região, próxima a rodoviária, havia muitos hotéis baratos. 

Enfim, aproveitei a noite para ir ao cinema assistir Tropa de Elite 2 (muito bom!) e comer um pouco melhor que o de costume. Tomei um belo Milk-Shake e fui pro hotel me preparar pro próximo dia.
Rai e Nicéia

Minha saída de Salvador já tinha destino certo, Camaçari, mais precisamente na praia de Guarajuba, onde mora um amigo. O trecho foi longo e com muitos altos e baixos pela estrada do Coco. Mas havia um bom acostamento e muitos pontos de reabastecimento pelo caminho, o que tornou o trecho não tão difícil. Cheguei ao meu destino no final do dia, onde fui muito bem recebido.

Banho quente, cama arrumada, roupa lavada, bom jantar, belo café da manhã e uma excelente companhia. Não há coisa melhor! Pela manhã fizemos um passeio até a praia da Torre e saí quase 12h00. Antes tarde do que nunca!

Turma no Mirante do Sauípe
O próximo trecho foi pela Linha Verde, no município de Mata de São João. Mais uma vez muitos altos e baixos para dificultar, mas sempre regado com muita água de coco, que havia em fartura pelo caminho. Num dos pontos, próximo ao Mirante do Sauípe, encontrei um pessoal simpático que me prendeu em uma longa conversa sobre vida, política e família. Acabei gastando quase 1h, mas valeu cada minuto.

Meu descanso foi em Subaúma, cerca de 8km pra fora da minha rota. Não havia outras boas opções no caminho e, portanto, acabei desviando um pouco meu rumo. Valeu a pena. Lugarzinho aconchegante, pude gozar de um bom repouso pra seguir no próximo dia.
Conde/BA
Infelizmente nem todos os dias se seguem com a mesma disposição. Acordei me sentindo um pouco mal e cansado e praticamente empurrei a bicicleta por todo o percurso. Não tinha fôlego nem disposição, com uma vontade imensa de parar no primeiro canto e dormir um pouco. Cada passo foi com muito sacrifício e meu dia foi muito difícil. Parei em Conde, não mais que 30km da divisa do estado com Sergipe. Amanhã darei adeus a Bahia.

Um comentário: