sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Adeus São Paulo e Minas

Após sair de Silveiras, lugarzinho que adorei, segui viagem rumo a Areias e São José do Barreiro. Caminho sinuoso, cheio de altos e baixos, mas em geral tranquilo. Apesar da fadiga constante, que me leva a descer da bicicleta na primeira subidinha, estou desenvolvendo uma boa respiração e conseguindo levar adiante as pedaladas sem grandes cansaços.

Centro de Areias - SP
Havia pelo caminho uma trilha entre as montanhas. Quando perguntei aos locais sobre ela, todos desconheciam. Ao perguntar a duas pessoas que estavam entrando justamente no lugar que deveria ser a trilha, me disseram que não haveria saída do outro lado. Quando contornei a sequência de montanhas, eu vi a saída da trilha onde esperava encontra-la, de acordo com o GPS.

Cada cidade que passo pelo caminho reserva particularidades interessantes.  Foi assim com Areias. Uma pena que não estou a passeio, pois o desejo era conhecer estes lugares. Possuem uma boa infraestrutura turística, com hotéis, pousadas, sinalisações e, o principal, a cordialidade e atenção dos habitantes.

De Areias, peguei uma estrada linda e bem montanhosa. O percurso em si me deu grande satisfação, me fazendo parar várias vezes apenas para admirar a região.

Desta vez com mais experiência e resistência, não tive mais apuros por falta d'agua ou comida. A viagem em si passou a ser prazerosa, especialmente na altura da represa, onde mais uma vez tive a minha frente quilômetros contínuos de descida.

Meu descanso aconteceu em São José do Barreiro, apenas 43km de Silveiras. A fadiga está me matando, e ainda estava um pouco indisposto, apesar de bem melhor. Tive dificuldades de encontrar onde comer e tive que me contentar em comer lanches. Pra piorar, a pousada não tinha café da manhã.

Praça de São José do Barreiro
A noite desta vez não foi tão ruim. Pude finalmente acordar e ir pra uma padaria da cidade onde tomei um belo café da manhã. Foi ótimo poder pedalar de barriga cheia! Dei adeus pra cidade e voltei pra estrada.

Pelo caminho da estrada real (que aprendi no caminho que era a antiga estrada São Paulo - Rio, antes da Dutra) acabei chegando ao bairro de Formoso, ainda em Barreiro. A entrada do local era acolhedora, mas foi o máximo que pude conhecer. Minha saída era por uma trilha logo na entrada da cidade, rumo a Arapeí. Na dúvida, perguntei a um morador que respondeu: "Moro há mais de 20 anos aqui e conheço toda a região. O único caminho pra Arapeí é pela rodovia.". Desta vez resolvi confiar no GPS e fui atrás da tal trilha.


Subir, subir e subir não é fácil. Empurrar a bicicleta tinha que ser feito a prestação. O mais curioso ali foi ver tantos animais soltos. Pude ver cabras, cachorros, cavalos, vacas, ovelhas e mais uns vários outros. Foi uma experiência interessante.

Minha passagem em Arapeí foi pra apenas um almoço. Logo segui viagem, pois a chuva pairava no ar. De fato ela deu as caras alguns quilômetros antes de chegar em Bananal. Coloquei a capa de chuva e apertei o passo. Devia estar a uns 60km/h nas descidas rumo a Bananal quando, numa curva, avistei a cidade. A entrada dela fica numa ladeira feita com pedras-sabão. Alguém sabe por que elas têm este nome? Especialmente molhadas, elas ficam MUITO escorregadias. Pra piorar, como comentei anteriormente, há dias meu freio traseiro não está funcionando. Entrei em Bananal fazendo surf no asfalto. Os machucados não foram feios, mas minha mão bateu muito forte no chão e está um tanto inutilizada. Por via das dúvidas vou amanhã tirar um raio-x pra ver se não moeu nada.

Enfim, após 8 dias de viagem, me despeço dos estados de São Paulo e Minas. Vim alternando entre estes estados nos últimos dias e, agora, não passarei mais por nenhum dos dois. A próxima etapa será Rio de Janeiro.

2 comentários:

  1. Grandes Gustavo, força aí meu véio, eu e a Sil ficamos emocionados com o post anterior, e vimos que o casal que te ajudou já deixou o recadinho.
    Estamos batalhando e falando com amigos, e principalmente acompanhando sua jornada.
    Força aí, todos torcendo por você, boa sorte e que Deus o ilumine, abraço.

    ResponderExcluir
  2. Gu..
    E agora, onde estás??
    Manda notícias!!
    Estou preocupada, pois desde o dia 02 você não atualizou nada.

    Sds!!
    Beijos meus!!!

    ResponderExcluir