domingo, 12 de setembro de 2010

Céu azul

Apesar do escaldante sol do meio-dia, a maravilhosa visão que tive foi a deste céu.

Inspirador, mas realmente cruel, pude ficar ligeiramente queimado após a pedalada de hoje. A desidratação é sempre mais rápida no calor, além do esforço ser maior. No entanto me sinto um pouco mais disposto com o treinamento. Conforme venho ganhando condicionamento e experiência, os treinos vem me trazendo mais confiança e satisfação. Me sinto realmente pronto para começar a viagem, mesmo faltando um pouco mais de 15 dias para a partida.

Ao mesmo tempo que ganho confiança, a realidade me chama a atenção para detalhes básicos que ainda não aprendi. A primeira, mais óbvia, é nunca levar barras de cereal com chocolate em um sol escaldante. As consequências podem ser previsíveis! A outra é sempre verificar seu sistema de freios, pois ele pode estar acionado durante as primeiras duas horas de treinamento e você pode não fazer ideia do porque esta se cansando tanto. Esta última tenho certeza que não cometerei mais!

Shopping Iguatemi
A pedalada foi a mais longa até agora: 3hs de duração. Neste tempo já consigo cumprir vários percursos da programação de viagem. O que preciso assegurar é que continuarei cumprido nos dias seguintes sem ser vítima da fadiga. Outra é que preciso desenvolver uma margem de segurança na distância. Pretendo começar logo a fazer trechos de 100km para ter certeza que consigo vencer esta distância. Provavelmente reservarei esta proeza para a próxima semana.

Outro aprendizado e providência foi a bandana. O suor pelo meu rosto atrapalhava muito. Também tive aulas de asseio durante a jornada ministradas pela minha mãe! Ela, completamente apavorada com a jornada, sabe o quanto é necessário para conseguirmos atenção para a violência com o neto dela.

Sol escaldante na estrada para Sousas
Aprendi inúmeras dicas de como lavar e secar as roupas no caminho, sobre como tirar o óleo e a graxa dos tecidos. Elaboramos uma lista de roupas para levar, inclusive para as ocasiões que serei recebido como hóspede, onde seria muito desagradável chegar somente com as roupas de ciclismo. Tudo isso tendo em vista o sacrifício que representa cada peso adicional na bagagem. Enfim, adicionarei mais esta carga em breve e anotarei o peso total da bicicleta, pois será a última revisão de equipamentos.

Retorno pela estrada de Sousas
Estou muito satisfeito que os treinamentos tenham surtido efeito e que esteja nos últimos momentos pra viagem. Achei que não daria tempo de me preparar, mas me surpreendi como que poucos dias de treinamento podem fazer tanta diferença. Minha barriga enooorme caiu pela metade, meu tônus intensificou muito e minha disposição está excelente. Obviamente passo vergonha ao lado de um ciclista profissional, e ainda preciso empurrar em muitas subidas. No entanto o meu objetivo, de chegar perto do meu filho, certamente será atingido.

Mesmo portão, no final do dia
Claro que muitos desafios ainda virão. Na verdade, não estão nem no começo. Apenas estou realizado em saber que a primeira meta que me impus está em vias de conclusão. A partir de agora minha concentração não será mais nos treinos, mas na viagem em si. Preciso encontrar quem possa fornecer hospedagem, bem como listar todos os campings, pousadas e corpo-de-bombeiros, que dizem que são muito gentis aos ciclistas.

3 comentários:

  1. É isso ai muito bem, mas não esqueça não tente ainda passos maiores do que os que "deve" dar... mantenha o ritmo e esteja certo que no dia da partida vais estar pronto...

    ResponderExcluir
  2. Ei moço hein !!!
    Vou te mandar uma coisa muito conhecida como PROTETOR SOLAR.
    Pelo que vejo estás progredindo bastante, força !!
    Beijos meus!

    ResponderExcluir
  3. Belas fotos, continue assim, abraço.

    ResponderExcluir